Objectives: Avaliar a redução média de circunferência de diferentes áreas corporais de 50 pacientes tratados com criolipólise em um período de 3 meses. Além disso, avaliar um subgrupo de pacientes submetidos à criolipólise em associação com o uso de inibidores de GLP-1.
Introduction: Criolipólise é um procedimento não cirúrgico cujo objetivo é reduzir a gordura corporal a partir da indução de apoptose de adipócitos por congelamento lento e controlado. Sabe-se que seus efeitos ocorrem de maneira gradual, sendo mais perceptíveis em até 3 meses. Paralelamente, inibidores do GLP-1, amplamente utilizados no tratamento da obesidade, promovem redução de peso por meio da regulação do apetite e do metabolismo energético. Deste modo, é possível que a associação dessas estratégias potencialize a remodelação corporal.
Materials / method: Este é um estudo observacional de braço duplo. Serão incluídos 50 pacientes dos sexos feminino e masculino, com idades entre 18-80 anos, índice de massa corporal (IMC) superior a 20 kg/m² e espessura da prega cutânea de gordura ≥2 cm (medida com adipômetro) no abdômen, flancos, culotes, mama masculina e queixo. As mudanças na circunferência das áreas tratadas serão monitoradas ao longo de 3 meses. Os pacientes passarão por sessões mensais de criolipólise. Além disso, um subgrupo de pacientes receberá semanalmente inibidores do GLP-1.
Results: Os resultados serão descritos por meio de estatísticas descritivas, imagens prévias e posteriores ao tratamento, e análises de correlação de Pearson para determinar a significância dos dados. Serão avaliadas mudanças na circunferência das áreas tratadas ao longo de 3 meses em 50 pacientes submetidos à criolipólise. Com base na literatura atual, prevê-se uma correlação positiva significativa entre os marcadores analisados e a criolipólise. Além disso, espera-se que a associação com inibidores de GLP-1 potencialize a redução de medidas.
Conclusion: A criolipólise demonstrou potencial para redução significativa da circunferência das áreas tratadas ao longo de 3 meses, com efeitos graduais. A associação com inibidores de GLP-1 pode potencializar a remodelação corporal, favorecendo a redução de gordura devido ao controle do apetite e metabolismo. A análise dos dados permitirá confirmar a eficácia da criolipólise, especialmente quando combinada com o uso de inibidores de GLP-1, oferecendo alternativas eficazes para o tratamento da gordura localizada.
Disclosures
Did you receive any funding to support your research for this TOPIC?
No
Were you provided with any honoraria, payment or other compensation for your work on this study?
No
Do you have any financial relationship with any entity which may closely compete with the medications, materials or instruments covered by your study?
No
Do you own or have you applied for any patents in conjunction with the instruments, medications or materials discussed in your study?
No
This work was not supported by any direct or non direct funding. It is under the author's own responsability