Objectives: Queremos ajudar os colegas a identificar e corrigir sete erros comuns no marketing médico que comprometem a captação e fidelização de pacientes. Apresentar soluções práticas baseadas em dados e casos reais, capacitando médicos e gestores a otimizar estratégias, melhorar o relacionamento digital e aumentar o engajamento com seus públicos; e, assim, oferecer o seu melhor de forma clara e transparente para seus pacientes.
Introduction: O marketing médico desempenha um papel fundamental na atração de pacientes e construção de reputação e autoridade profissional. Ele deve ser sempre embasado na expertise e capacitação do profissional, ressaltando a importância da ética no exercício da profissão. A palestra aborda algumas práticas inadequadas como falta de consistência, personalização e foco no paciente, podem prejudicar o desempenho da clínica. A proposta é evidenciar erros frequentes e apresentar ações corretivas embasadas em dados e exemplos.
Materials / method: A apresentação utilizou análises de mercado, estudos recentes sobre comportamento do consumidor e casos práticos de clínicas que corrigiram erros no marketing. Foram exploradas ferramentas digitais, como Google Meu Negócio e automação de atendimento, com estratégias aplicáveis para segmentação, personalização e análise de métricas.
Results: Clínicas que implementaram soluções sugeridas, como regularidade nas postagens, personalização da comunicação e otimização de marketing local, obtiveram até 40% mais agendamentos. A adoção de respostas rápidas e humanizadas no relacionamento digital aumentou significativamente o engajamento e a fidelização dos pacientes.
Conclusion: Ao corrigir os sete erros apresentados, clínicas médicas podem transformar sua comunicação, atrair mais pacientes e melhorar a experiência do cliente. O marketing médico eficiente é acessível com planejamento, personalização e foco no público-alvo, gerando impacto sustentável no crescimento dos negócios.
Declaraciones
¿Ha recibido algún tipo de financiamiento para realizar su investigación sobre esta temática?
No
¿Ha recibido algún pago, honorario u otra compensación por su trabajo acerca de esta investigación?
No
¿Tiene vínculos financieros con alguna entidad que podría llegar a competir estrechamente con los medicamentos, materiales o instrumentos tratados en su investigación?
No
¿Posee o ha solicitado una patente relacionada a los materiales, productos o instrumentos utilizados en su investigación?
No
Este trabajo no cuenta con el apoyo de ningún financiamiento directo o indirecto. El autor asume plena responsabilidad sobre el mismo.