Objectives: Queremos ajudar os colegas a identificar e corrigir sete erros comuns no marketing médico que comprometem a captação e fidelização de pacientes. Apresentar soluções práticas baseadas em dados e casos reais, capacitando médicos e gestores a otimizar estratégias, melhorar o relacionamento digital e aumentar o engajamento com seus públicos; e, assim, oferecer o seu melhor de forma clara e transparente para seus pacientes.
Introduction: O marketing médico desempenha um papel fundamental na atração de pacientes e construção de reputação e autoridade profissional. Ele deve ser sempre embasado na expertise e capacitação do profissional, ressaltando a importância da ética no exercício da profissão. A palestra aborda algumas práticas inadequadas como falta de consistência, personalização e foco no paciente, podem prejudicar o desempenho da clínica. A proposta é evidenciar erros frequentes e apresentar ações corretivas embasadas em dados e exemplos.
Materials / method: A apresentação utilizou análises de mercado, estudos recentes sobre comportamento do consumidor e casos práticos de clínicas que corrigiram erros no marketing. Foram exploradas ferramentas digitais, como Google Meu Negócio e automação de atendimento, com estratégias aplicáveis para segmentação, personalização e análise de métricas.
Results: Clínicas que implementaram soluções sugeridas, como regularidade nas postagens, personalização da comunicação e otimização de marketing local, obtiveram até 40% mais agendamentos. A adoção de respostas rápidas e humanizadas no relacionamento digital aumentou significativamente o engajamento e a fidelização dos pacientes.
Conclusion: Ao corrigir os sete erros apresentados, clínicas médicas podem transformar sua comunicação, atrair mais pacientes e melhorar a experiência do cliente. O marketing médico eficiente é acessível com planejamento, personalização e foco no público-alvo, gerando impacto sustentável no crescimento dos negócios.
Disclosures
Did you receive any funding to support your research for this TOPIC?
No
Were you provided with any honoraria, payment or other compensation for your work on this study?
No
Do you have any financial relationship with any entity which may closely compete with the medications, materials or instruments covered by your study?
No
Do you own or have you applied for any patents in conjunction with the instruments, medications or materials discussed in your study?
No
This work was not supported by any direct or non direct funding. It is under the author's own responsability